O sucesso profissional tem tudo a ver com esta pergunta.
Veja no artigo anterior a diferença entre “possibilidades “ e “oportunidades”
Conheço muitos profissionais que tem muito conhecimento, fizeram muitos cursos, tem muitas certificações, mas que não conseguem sucesso em suas carreiras.
Conheço muitos outros que, com poucas certificações, chegaram a níveis de sucesso profissionais muito altos, podemos citar aqui Bill Gates, dentre muitos outros.
Será que o conhecimento por si só tem valor, ou é a aplicação útil do conhecimento que tem valor?
A sede pelo conhecimento por vezes nos leva a esquecer este aspecto.
Tenho visto muito jovens que ao concluírem a Graduação, querem montar uma startup para aplicar o conhecimento recebido, e constroem projetos que não conquistam investidores.
Outros empregam as reservas da família em projetos que logo fracassam.
E então onde está o segredo para o sucesso?
- Primeiro passo: Saber quem sou. Investir no autoconhecimento. Reconhecer as características únicas do software que aí está instalado e as suas peculiaridades.
- Segundo passo: Definir uma posição dentro da sociedade com base no tipo de necessidade que você assume o compromisso de atender. A isto eu chamo de “Seu IKIGAI”, seu propósito de vida.
- Terceiro passo: Não se permita entrar em uma “FÔRMA”. Conquiste, e mantenha a sua flexibilidade com relação ao seu conteúdo.
- Quarto Passo: Reconheça as novas necessidades que estão surgindo e assuma a responsabilidade em atende-as. Domine as necessidades que podem ser atendidas pelo seu “IKIGAI”, e aprofunde o entendimento do porque e do para o que estas novas demandas estão surgindo.
- Quinto passo: Vá em busca do conhecimento que você ainda não tem, tendo em vista o atendimento a estas necessidades.
- Sexto Passo: Construa uma autoridade, de maneira que seu conteúdo possa ser reconhecido como de alto valor.
- Sétimo Passo: Mantenha o foco dentro do conceito da “oportunidade” e tenha coragem para se desapegar das “possibilidades” que irão consumir a sua energia vital.
Pode parecer simples, mas talvez você precise de um mentor para lhe ajudar neste processo.
Você sabia que a grande maioria dos homens bem sucedidos sempre tiveram um mentor?
Os atletas que sobem no pódio com certeza tiveram um mentor que os ajudaram a chegar lá.