Nas minhas atividades de consultoria a profissionais que buscam o desenvolvimento profissional, recebo sempre este tipo de pergunta.
Eu costumo responder: “Estão dentro de você!!!”.
Muitos se assustam com a resposta, mas vamos aqui fazer um detalhamento dela.
Qual é a diferença entre a “possibilidade” e a “oportunidade”?
Quando você olha para o mercado e vê possibilidades diversas, e fica comparando uma com a outra, geralmente está usando critérios unicamente associados a salários e benefícios.
Também fica procurando por demandas de mercado que estejam contratando um maior número de pessoas e pagando um bom salário mensal.
Estas são possibilidade de trabalho, e eu vejo muitos profissionais perdidos, em conflitos, por não saberem realmente o que é melhor para eles. Estão apenas em busca de “possibilidades”.
De tudo que encontrei até aqui, e que pude validar como eficaz, para o sucesso profissional está na estratégia de se buscar “oportunidades” e não “possibilidades”.
Mas o que seria então uma “oportunidade”?
O oportuno, é aquilo que pode unir uma solução a uma necessidade. A “oportunidade” surge quando uma necessidade poder ser atendida, mas a base para isto no reconhecimento dos elementos que podem construir uma solução e na identificação de necessidades que podem ser atendidas com os elementos disponíveis.
Aí então surge a solução, que é a “oportunidade” de empregar de forma útil os elementos disponíveis.
Se você se reconhecer como um “conteúdo” que não está dentro de uma ”fôrma”, vai saber o que pode e o que quer, com base no que você tem como elementos inteligentes que o constituem.
A partir daí você poderá então reconhecer as “oportunidades” para ser útil, e não apenas ficar correndo atrás de “oportunidades” para a sua sobrevivência.
Ao se tornar útil, a sociedade vai lhe dar valor, e então você será bem remunerado e também estará plenificado pelo sentimento de utilidade.