Academia de Alta Performance Profissional
"Lapidar Talentos é nosso compromisso"

Veja aqui se você está enquadrado no Grupo dos Talentos Grisalhos

Se você é um profissional maduro, na faixa dos 45 anos de idade ou mais, que tem muita experiência profissional, e que ainda pode ser muito útil para a sociedade, você é um “Talento Grisalho”.

Muitos “Talentos Grisalhos” são especializados em atividades que estão sendo substituídas pela revolução digital, ou seja, estão sendo automatizadas ou robotizadas.

Outros são técnicos que chegaram ao topo da carreira, que querem ascender profissionalmente, não encontram uma solução para isto e ainda mais estão ameaçados pelos jovens que vem ascendendo profissionalmente muito rapidamente.

Outros estão desempregados buscando uma recolocação no mercado, e que não acham um espaço adequado para se encaixarem. Trabalhadores com idades entre 50 e 64 anos foram os que mais perderam postos de trabalho no ano passado, segundo dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Outros estão ainda ativos há anos em atividades profissionais que não os satisfazem, pois não são felizes profissionalmente.

Muitos poucos se sentem seguros e estabilizados.

Mas você pode ter certeza de que todos estão ameaçados pela expectativa de que a aposentadoria está ficando cada vez mais longe, e que a manutenção da utilidade profissional é uma exigência para manter a sobrevivência.

Veja estas informações:

Dados do instituto de pesquisa Datafolha comprovam que a fatia de brasileiros com 60 anos ou mais empregados ou em busca de emprego cresceu de 20% em 2007 para 26% em 2017.

Nesse mesmo período, dentro do mercado formal, o número de profissionais de 50 a 64 anos passou de 10,5% para 16,5%.

Segundo dados de IBGE, o número de idosos no Brasil vai triplicar nos próximos 40 anos e chegará a 66,5 milhões de pessoas em 2050, representando cerca de 30% da população.

Nós, os “Talentos Grisalhos”, estaremos cada vez mais competindo entre nós no mercado de trabalho.

Então, se você está enquadrado neste contexto, precisa tomar uma providência urgente para a manutenção da sua utilidade profissional.

A formação profissional do passado nos deu uma falsa garantia de que a especialização, ou uma graduação, era o suficiente para a manutenção da utilidade profissional.

Estamos todos em cheque quanto a nossa utilidade, e os SENIORS, ou seja, os Talentos Grisalhos, são os mais ameaçados.

Saiba que a ameaça não está apenas na falta de conhecimento de novas tecnologias, mas um fator extremamente relevante a ser considerado.

A maioria dos talentos grisalhos estão presos dentro de uma FÔRMA, ou seja, se reconhecem apenas como fôrma engessada, e não como um conteúdo altamente relevante.

Este conteúdo é composto de conhecimentos e experiências, que uma vez flexibilizados podem assumir novas formas adequadas e muito úteis para atender as novas necessidades do mercado.

Este é o ponto crucial desta questão. A ressignificação da sua utilidade profissional com base no conteúdo e na flexibilização da forma.
Mas você deve estar pensando que fazer isto sozinho não é fácil, pois, além das crenças que limitam e aprisionam o indivíduo, ainda existem os legados psicológicos mal resolvidos que o ancora na posição atual.

Isto é verdade. Você vai precisar de ajuda.

Mas tenho uma boa notícia para você. As empresas estão reconhecendo cada vez mais, que as competências comportamentais são as mais relevantes para o sucesso do negócio, haja visto que o cliente ganha o poder a cada dia.

Fatores para o sucesso do negócio como “experiência encantadora” e o “Customer Success” só serão possíveis de serem entregues aos clientes se houver alta inteligência emocional, competência para lidar com conflitos, capacidade de negociação, e outras competências comportamentais essenciais.

É aí que nós entramos. Os “Talentos Grisalhos” surgem então como um diferencial frente aos mais jovens, pois estas competências são desenvolvidas ao longo de uma vida, e não é fácil para um jovem calçar as botas de um talento de 50 anos. Podemos aplicar e ensinar isto aos mais jovens.

Eu conheço estes desafios, superei estas adversidades, e quero oferecer isto aos “Talentos Grisalhos” que querem manter ou reconquistar sua posição no mercado de trabalho. Dou minha vida como testemunho, tanto como superação como também de preparação e capacitação para cumprir esta função.

Se você é um “Talento Grisalho” e precisa de uma ajuda para superar os desafios que se apresentam, venha conversar comigo. Tenho muito para lhe ajudar.

Agende aqui uma sessão gratuita de Coaching de Desenvolvimento Profissional diretamente comigo. Será um prazer em lhe atender.

Sucesso é o que lhe desejo sempre!

Inscreva-se no meu grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos

Rubens Borges
Rubens Borges

Empresário, Professor de Cursos de Pós-Graduação e MBA, Consultor e Coach Empresarial
Fundador da Íntegra Capacitação Empresarial

Compartilhe:

Você também pode se interessar por: