Academia de Alta Performance Profissional
"Lapidar Talentos é nosso compromisso"

Shuhari: Das artes marciais para gestão de sua carreira

Muitos profissionais que estão em um ponto crítico da carreira ficam esperando por milagres, por já não encontrarem uma saída que os encaminhem para um futuro profissional de sucesso.

Cabe aqui ressaltar: Na vida profissional, não existem milagres!

Cabe aqui uma dica, para o sucesso profissional. Você precisa conhecer o ShuHaRi.

Já ouviu falar em ShuHaRi ou nas suas aplicações? É bem provável que não.

Mas logo você vai entender por que esse nome de origem oriental está fazendo parte do universo da gestão de projetos, na gestão de suporte, gestão do tempo e até na produtividade em diversas áreas do comportamento humano.

Os orientais criaram o conceito do ShuHaRi, o qual é muito utilizado nas artes marciais, mas que serve muito para o encaminhamento do sucesso profissional.

ShuHaRi ou Shu Ha Ri é um conceito da arte marcial japonesa que é usado para descrever os estágios de aprendizado através da busca pela perfeição.

Nos últimos anos, foi abstraído do conceito original e adaptado ao ciclo de aprendizagem.

O professor mestre de Aikido, Endo Seishiro, resume o seguinte conceito sobre ShuHaRi:

“Sabe-se que, quando aprendemos ou treinamos em algo, passamos pelos estágios de shu, ha e ri. Esses estágios são explicados da seguinte maneira:

Em Shu, repetimos as formas e nos disciplinamos para que nossos corpos absorvam as formas que nossos antepassados criaram. Nós permanecemos fiéis às formas sem desvio.

Em Shu, seguimos os ensinamentos de um mestre com precisão. Ele se concentra em como fazer a tarefa, sem se preocupar muito com a teoria subjacente. Se houver várias variações sobre como realizar a tarefa, ele se concentra apenas no modo como seu mestre o ensina.

Em seguida, no estágio de Ha, uma vez que nos disciplinamos para adquirir as formas e movimentos, fazemos inovações. Nesse processo, os padrões podem ser quebrados e descartados.

Em Ha, começamos a se ramificar. Com as práticas básicas trabalhando, agora começamos a aprender os princípios subjacentes e a teoria por trás da técnica. Nós também começamos a aprender com outros mestres, integrando esse aprendizado em sua prática.

No Ri, nós nos afastamos completamente dos padrões, abrimos a porta para a técnica criativa, e chegamos em um lugar onde agimos de acordo com o que nosso coração / mente desejado, desimpedido, sem ultrapassar as leis.”

Em Ri – Por fim, nós não estamos aprendendo de outras pessoas, mas de nossa própria prática. Criamos nossas próprias abordagens e adaptamos o que aprendemos às nossas próprias circunstâncias particulares.

Para os orientais, o ShuHaRi é apresentado da seguinte maneira:

Como usar o ShuHaRi como um padrão de desenvolvimento pessoal e profissional?

Antes de tudo, gostaria de incluir aqui mais um conceito. O de competência, que será sempre o balizador do sucesso de uma vida.

A competência é o somatório de conhecimento mais habilidade mais atitude.

Evolução de Paradigmas
Competência = Conhecimento + Habilidade + Atitude

Nesta equação a atitude e a habilidade tem um valor muito maior do que o conhecimento, quando o resultado Competência é manifestado pela Eficácia.
O desenvolvimento da competência, segundo os orientais, sempre esteve baseado em alguém que oriente e encaminhe o discípulo em 3 aspectos:

  1. Na aquisição de conhecimento útil
  2. No foco e disciplina
  3. Na prática do conhecimento.

Nossa cultura ocidental não tem estes conceitos devidamente implementados, e é por isto que vemos muitos profissionais perdidos, sem rumo sem ao menos saber que precisam de alguém que os orientem.

E na prática, como acionar isto?

Para um profissional em busca do sucesso a forma como o ShuHaRi pode ajudar é a seguinte:

Shu:

  • Você precisa de alguém que o ajude a se reconhecer, saber suas potencialidades, seus limites e possibilidades.
  • Você precisa de alguém que lhe ajude a soltar as amarras que te prendem, e a encontrar o combustível que está disponível dentro de você.
  • Você precisa de alguém que lhe ajude a organizar sua vida definindo objetivos e metas consistentes e realizáveis.
  • Você precisa de alguém que lhe ajude a desenvolver foco e disciplina.
  • Você precisa de seguir alguém que tem mais conhecimento e experiência na aplicação dos conhecimentos que irão te levar ao sucesso.
  • Você precisa de um COACH.
  • Na verdade, “TODO MUNDO PRECISA DE UM COACH”. Muitos ícones que representam um sucesso tiveram ou ainda tem um Coach.

Ha:

  • Após adotar um caminho a seguir, ter estabelecido um plano de vida estruturado e adotar um Coach ou um Mentor, agora você precisa praticar.
  • A prática leva a perfeição, ao domínio do conhecimento pela sua prática, ao reconhecimento de sua utilidade, por aplicar o conhecimento de forma justa e adequada na solução de problemas
  • A disciplina e o foco empregado na prática do conhecimento desenvolvem a atitude, a autoconfiança, o respeito e a competência representadas pela eficácia em todas as condutas e manifestações.
  • Aqui é o estágio onde o mestre, coach ou treinador leva o discípulo a aplicar o máximo de seu potencial, ajudando-o a superar seus limites mentais.

Ri:

  • Após o domínio do conhecimento, das técnicas, do desenvolvimento das habilidades e da superação dos limites mentais, agora você estará preparado para CRIAR, seja, está preparado para desenvolver novas técnicas, ampliar o conhecimento estabelecido, e então estará pronto para ensinar.
  • Esteja certo, de que neste estágio você estará atraindo os que querem chegar onde você chegou, pois você agora é um representante do conhecimento.
  • É assim que funciona. Veja nos elementos químicos que os que tem mais elétrons circulando em torno do núcleo são os que tem o núcleo com uma alta força de coesão, ou seja muito, muito conhecimento concentrado.

Concluindo, será que dá para chegar lá sozinho, sem um Coach, sem um Treinador, sem um Mentor ou um Mestre?

Pode ser que sim, mas até aqui o que pudemos observar que todos que obtiveram sucesso, não chegaram lá sozinhos.

Gostou do Shu Ha Ri? Acione-se dentro deste conceito, e vamos lá conquistar o sucesso que está lhe esperando.

Aqui na GOOD TALENTS orientamos nossos clientes para que apliquem o Shu Ha Ri, dentro do Programa de Desenvolvimento Profissional. Venha conversar conosco.

Sucesso é o que lhe desejo, Sempre!

Inscreva-se no meu grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos

Rubens Borges
Rubens Borges

Empresário, Professor de Cursos de Pós-Graduação e MBA, Consultor e Coach Empresarial
Fundador da Íntegra Capacitação Empresarial

Compartilhe:

Você também pode se interessar por: