Estamos frente a um dos maiores desafios para os Professores, principalmente os que atuam nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio quanto ao desenvolvimento das Disciplinas “Projeto de Vida” e “Desenvolvimento das Competências Socioemocionais”.
“Atender as novas exigências do BNCC, e ajustar aos processos pedagógicos para o uso das “novas metodologias de aprendizado”.
A grande maioria dos professores ainda não foram capacitados para cumprir estas novas exigências.
Certo é que a grande maioria está se desdobrando e se reinventando para atender a estes novos desafios, principalmente no que está relacionados as disciplinas de “Projeto de Vida” e “Desenvolvimento de Competências Socioemocionais”.
Mas, no meu entendimento, o maior desafio está em preparar os jovens, e capacitá-los para fazer boas escolhas de carreira profissional e para viver a realidade que irão encontrar no mercado de trabalho.
Além da competência pedagógica, os professores precisam estar em condições de conhecer a realidade do mercado de trabalho e isto é um grande desafio para eles.
Além de tudo isto, e observando estes desafios, também observei que os orgãos reguladores do ensino não deram diretrizes e orientações adequadas para que os professores possam pautar o desenvolvimento destas disciplinas.
Como um Especialista em Lapidar Profissionais para que construam uma carreira profissional de sucesso, atuando nesta atividade há mais de 30 anos, reconheço que há uma necessidade premente em ajudar os professores e pais para bem direcionarem os jovens para cumprirem a ”utilidade junto a sociedade”.
Isto se deve ao fato de constatar diariamente que muitos profissionais estão na canaleta profissional por não ter feito uma escolha adequada para a sua carreira profissional. São 67% dos que estão na ativa, segundo a Fundação Gallup.
Por outro lado, o mercado de trabalho está mudando muito rapidamente, e são muitas as profissões que estão perdendo a validade e são muitas as incertezas que temos com relação as profissões do futuro.
Sendo assim, através do conhecimento que adquiri, e do posicionamento em que me encontro dentro deste cenário, vejo que não posso ser omisso.
Vejo profissionais na canaleta de um lado, e de outro Jovens que não são orientados adequadamente para o mercado de trabalho, e sinto que posso ajudar a todos.
Aos profissionais/adultos, já atuamos no direcionamento profissional há alguns anos, e esta experiência nos credenciou a criar soluções também para os “Jovens Talentos”.
Sendo assim, criamos aqui na GOOD TALENTS um programa chamado de PDT – Programa de Direcionamento de Jovens Talentos, o qual já tem muitos testemunhos de resultados muito positivos alcançados por Jovens que passaram por este programa de forma individualizada.
Agora, resolvemos ampliar a abrangência de nossa contribuição para a Sociedade e elaboramos um método a ser aplicado pelas escolas dentro da Disciplina “Projeto de Vida”, o qual é uma adequação do PDT, mas para ser aplicado em sala de aula pelos Professores.
Estamos colocando a nossa experiência e vivência da realidade do mercado de trabalho a disposição dos Jovens, e encontramos uma forma de levar isto a eles através dos Professores das Disciplinas “Projeto de Vida” e Desenvolvimento das Competências Socioemocionais”.
O Método/Roteiro para a aplicação destas disciplinas foi elaborado de forma a atender a realidade cognitiva dos Jovens, e também para orientar aos professores quanto a aplicação dos conteúdos disponibilizados.
Agende conosco uma Sessão de Mentoria, onde podermos analisar juntos, como levar este conteúdo para a sala de aula de sua escola.
Nós estamos comprometidos em ajudar os Professores e aos Pais no desafio do Direcionamento dos Jovens Talentos para uma Carreira Profissional de Sucesso.
Conte conosco!
Rubens Borges
Diretor da Good Talents
Especialista em Desenvolvimento e Direcionamento Profissional