Academia de Alta Performance Profissional
"Lapidar Talentos é nosso compromisso"

Por que há tantos Profissionais de TI buscando Recolocação Profissional?

Parece até uma incongruência: o mundo adotando a tecnologia, e muitos Profissionais de Tecnologia ficando fora do mercado!

Cabe aqui uma análise: até pouco tempo atrás, as empresas buscavam usar a tecnologia para o processamento de dados, e muitos profissionais se especializaram dentro deste referencial. E muitos, iludidos com a demanda existente, se limitaram a certificações que foram rapidamente superadas.

Com a evolução da Internet e a adoção em massa dos smartphones, o cliente – o consumidor – mudou seus hábitos rapidamente. E agora a necessidade das empresas é usar a tecnologia para otimizar seus processos internos e externos visando o relacionamento com os clientes – dentro do que os clientes estão buscando, e não apenas com base no que a empresa tem a oferecer. É a busca de colocar a tecnologia a favor do cliente além do processamento de dados internos.

Os Profissionais de TI que não estão se alinhando com esta realidade estão ficando à margem do mercado.

Outro ponto a ser analisado: a tecnologia até aqui vem impactando em muito a mão de obra braçal, mas com a Inteligência Artificial, o impacto daqui em diante será também nas atividades de cunho intelectual, e isto inclui os Profissionais de TI.

Novos aplicativos já permitem que o próprio usuário construa seus próprios aplicativos. A tecnologia está caminhando para se tornar “user-friendly” quanto à sua customização pelo usuário final.

A saída para o Profissional de TI está na evolução da sua utilidade, ou seja: além do conhecimento e domínio da tecnologia em si, ele precisa agora entender as necessidades dos clientes finais, de forma a construir soluções de negócio para atender a estas necessidades.

As empresas estão buscando agora profissionais que sejam mais que especialistas em tecnologia. Estão à procura de profissionais que resolvam problemas de negócio com o uso da tecnologia.

Afinal, quais são as competências dos Profissionais de TI que os Empresários estão procurando?

Apenas conhecer a tecnologia não é mais o suficiente para atender às expectativas dos empresários. Atualmente eles buscam pelas seguintes competências em um Profissional de TI:

  • Conhecimento em tecnologia e suas possibilidades – esse é o básico!
  • Acuidade para reconhecer como seus clientes atuais e possíveis futuros clientes estão usando a tecnologia, e como atingi-los (ou atendê-los) dentro disto.
  • Capacidade de criar e de inovar, usando a tecnologia para atender às novas necessidades evolutivas destes clientes.
  • Competências comportamentais não só para implantar a tecnologia, mas também para propiciar uma experiência agradável para seus colaboradores, quando estas novas tecnologias impactarem os processos internos.

É certo dizer que muitos Profissionais de TI ainda não acordaram para esta realidade, e ainda estão buscando recolocações, oferecendo qualificações tradicionais, que apesar de serem importantes, estão sendo superadas pela relevância das competências acima descritas.

O Profissional de TI que acordar para esta realidade poderá recuperar a sua utilidade profissional, desde que não deixe o tempo passar. Pois em breve, o “descolamento” com a realidade do Mercado vai aumentar cada vez mais, proporcionalmente ao impacto referente à ampliação do uso da Inteligência Artificial nas áreas de desenvolvimento de software.

Aqui na Íntegra, estamos atentos e comprometidos em prover oportunidades, especialmente aos Profissionais de TI, para que reconquistem e mantenham a sua utilidade junto ao Mercado.

Inscreva-se no meu grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos

Rubens Borges
Rubens Borges

Empresário, Professor de Cursos de Pós-Graduação e MBA, Consultor e Coach Empresarial
Fundador da Íntegra Capacitação Empresarial

Compartilhe:

Você também pode se interessar por: