Me responda uma pergunta: quais os critérios que você vai usar para decidir onde vai fazer investimentos em 2020 para o seu desenvolvimento profissional?
Ao longo dos anos, ministrando aulas em cursos de Pós-Graduação e MBA, tenho visto muitos profissionais manifestarem suas frustrações, dizendo que não valeu a pena o investimento realizado.
Para ajudar você, que está pensando em investir em sua carreira em 2020, eu escrevi este artigo, onde mostro os 4 passos para direcionar e proteger o seu investimento na sua carreira profissional.
A frustração quanto a investimento financeiro e de tempo, quanto a cursos realizados é muito comum, mas que não é muito evidente.
O balizamento de uma decisão para este tipo de investimento nem sempre considera 4 elementos importantíssimos, sem os quais o risco de investir mal é grande.
Vamos então aos passos prometidos:
Passo 1: Saiba quem você realmente é, e quais são as suas possibilidades.
Cada um é constituído de elementos que caracterizam o que chamamos de indivíduo. Você possui talentos natos e competências natas que nas suas combinações são únicas.
Ao longo da vida, as interferências externas, família e sociedade, agregam novos elementos e moldam os elementos originalmente existentes.
Muitos poucos – e digo, muitos poucos mesmo – se conhecem realmente. A grande maioria se aciona seguindo apenas os instintos básicos do ser humano, que são a sobrevivência e a necessidade de reprodução.
Isto limita o grau de utilidade do indivíduo na sociedade, pois ele não sabe realmente quem é, e o que realmente pode, e o que realmente falta para atingir seus objetivos.
Sem o autoconhecimento e sem ter um plano para a utilidade profissional, é muito difícil saber qual o investimento realmente vai agregar valor a este indivíduo.
Eu já ajudei a muitos a responderem a esta pergunta: Quem sou, e o que posso!
Saiba quem você realmente é, e quais são as suas possibilidades.
Passo 2: Reconheça as competências que são atualmente as mais valorizadas pelo mercado, e que não tem prazo curto de validade.
Com a velocidade em que o mundo está mudando, as necessidades da sociedade estão agora se apresentando de novas formas, e as profissões precisam mudar rapidamente nas suas configurações.
Conhecer quais são realmente as competências que são consideradas mais relevantes pelo mercado é a base para a construção de uma carreira profissional de sucesso.
Há muitas vagas em aberto, e faltam profissionais competentes para preenchê-las.
Há muitos profissionais com Pós/MBA que não conseguem uma colocação no mercado e estão frustrados quanto ao investimento realizado.
Muitos dos conhecimentos recém-adquiridos não fazem mais parte da demanda do mercado.
Hoje, através de consultorias de desenvolvimento de talentos junto a empresas clientes, verifico que estamos em uma guerra na busca pelo talento, e vemos muitos profissionais buscando um emprego mas sem as competências que o caracterizem como um talento desejado.
Eu tenho ajudado a muitos profissionais a reconhecerem e a incorporarem estas competências que estão sendo procuradas pelas empresas.
Reconheça as competências que são atualmente mais valorizadas pelo mercado e que não tem prazo curto de validade.
Passo 3: Identifique o que realmente está faltando para você se tornar mais útil.
Agora, sabendo quem você é, o que você pode, e o mercado que está buscando, fica mais fácil decidir como e onde investir para que sua carreira seja um sucesso.
Aqui estou falando de um profissional que já conquistou uma definição e posicionamento.
Estou falando de um profissional que realmente está comprometido com a construção do sucesso de sua carreira profissional, e quer fazer isto de forma estratégica, reduzindo os riscos dos investimentos a serem efetuados.
Saber o que falta para realmente se tornar um talento desejado e para se tornar um profissional útil é uma tarefa que não é fácil cumpri-la sozinho.
Eu tenho contribuído bastante neste sentido para o sucesso de muitos profissionais.
Identifique o que realmente está faltando para você se tornar mais útil.
Passo 4: Defina o que é mais urgente/relevante e o que é importante/desejável. Invista agora apenas no que realmente vai trazer um bom retorno no curto prazo para você.
Tendo em mãos o autoconhecimento, as reais necessidades do mercado, e o que falta para chegar lá, tudo isto pode então gerar um estado de ansiedade que precisa ser administrado.
Agora chegou a hora de traçar um plano adequado:
Em 1º lugar: liste e ordene por prioridade todas as competências e talentos já incorporados que devem ser desenvolvidos.
Em 2º lugar: liste e ordene por prioridade todas as competências a serem incorporadas, considerando-se quais delas são compatíveis com o perfil individual.
Em 3º lugar: identifique os recursos disponíveis a serem investidos (tempo e dinheiro).
Em 4º lugar: elabore um plano onde deverá ser distribuído no tempo os investimentos a serem feitos, ou seja, investir inicialmente no que é mais urgente e altamente relevante, e distribuir ao longo do tempo o que é importante e desejável.
A elaboração de um plano de ação eficaz para construção de uma carreira de sucesso nem sempre é uma tarefa que se possa cumprir sozinho, e a ajuda de um especialista pode minimizar muito os riscos de se fazer investimentos inadequados.
Defina o que é mais urgente/relevante e o que é importante/desejável. Invista agora apenas no que realmente vai trazer um bom retorno no curto prazo para você.
Acredito que esses 4 passos tenham sido úteis para você realizar sozinho esse direcionamento.
Mas se você está pensando em investir em 2020 na sua carreira e tem dúvidas de como fazer um plano eficaz e de baixo risco para seus investimentos, eu posso lhe ajudar, como já o fiz para muitos outros profissionais.
Agende no link abaixo, uma entrevista diretamente comigo, onde eu vou lhe mostrar como posso lhe orientar no desenvolvimento destes 4 passos, de maneira que em 3 semanas você tenha em mãos um plano de ação eficaz para 2020.
Agende aqui: https://calendly.com/rubensborges
Sucesso é o que lhe desejo, sempre!