Academia de Alta
Performance Profissional

"Lapidar Talentos é
nosso Compromisso"

Soluções para Profissionais

PEP - Programa para a Evolução Profissional

Em um cenário onde tudo muda a cada instante, a cada instante estamos caminhando na direção de nos tornarmos inúteis profissionalmente.

Se isto não for considerado e tratado, construindo-se uma estratégia para a manutenção da utilidade, é certo que em um futuro breve não estaremos mais no radar dos que buscam talentos eficazes.

Este programa foi meticulosamente elaborado, seguindo as melhores práticas a nível mundial de Desenvolvimento
Profissional, onde são utilizadas várias ferramentas para diagnóstico e planejamento.

Além da aplicação destas práticas já consolidadas, o grande diferencial deste programa, é a aplicação das técnicas da Psicanálise, onde além do diagnóstico psicoemocional, são aplicados recursos para a re-significação de traumas e de crenças limitantes.

O des-envolvimento do talento, ou seja, tirar o que está envolvido, segue o conceito do Mestre Michelangelo, onde não se constrói uma escultura, mas apenas se retira o que está sobrando… e então o belo que já estava lá, aparece.

Objetivos

  • Preparar o profissional para a sua evolução profissional;
  • Dar suporte para a elaboração dos seguintes planos de ação:
    • Plano para o Desenvolvimento Profissional dentro da carreira atual;
    • Plano para o Reposicionamento/mudança de carreira;
    • Plano para o Desenvolvimento de Negócios.

Atividades previstas

1ª. Etapa – Autoconhecimento

  • Identificação e mitigação dos sabotadores
    -Teste de avaliação do Quociente de Positividade;
    -Teste de Identificação dos Sabotadores;
    -Análise dos sabotadores e orientações para a mitigação de suas influências.
  • Identificação de eliminação de Crenças limitantes e mudança
    de hábitos
    -Teste para identificação das crenças limitantes;
    -Orientações para libertação das crenças limitantes;
    -Teste para identificação das necessidades de mudança de hábitos;
    -Orientações para mudanças de hábitos.
  • Desbloqueio psicológico
    -Usando-se ferramentas da Psicanálise, serão tratadas as barreiras psicológicas que impedem o desenvolvimento profissional.
  • Identificação de talentos e de competências
  • Teste para a identificação do perfil comportamental, do perfil do talento e competências, Valores Motivacionais e Atributos já incorporadas;
    -Serão utilizadas ferramentas ADV da INNERMETRIX, que após o preenchimento de um questionário, gera um relatório de aproximadamente 70 páginas.
    -Esta ferramenta é a mais desenvolvida no mercado atualmente.
    -Os selecionadores/recrutadores, geralmente usam este tipo de ferramenta para avaliar os candidatos e validar o alinhamento do resultado com o currículo apresentado.
  • Análise da linha do tempo onde serão analisados os resultados de todas as atividades acadêmicas e profissionais até aqui desenvolvidas.
  • Análise da linha do tempo onde serão verificadas todas as experiências que foram vivenciadas, buscando identificar possíveis âncoras psicológicas
  • Análise da profissão/função atual X as competências diagnosticadas
  • Descobrimento do IKIGAI
    -Conhecendo o conceito do IKIGAI;
    -Aplicação da ferramenta – “Descobrindo o seu IKIGAI”.
    -Construção de uma razão para a utilidade profissional a partir da identificação dos talentos e das competências.

2ª. Etapa – Posicionamento – Análise situacional

  • Detalhamento do novo posicionamento profissional a ser assumido.
  • Frente a definição profissional, analisar no cenário/mercado as forças e fraquezas existentes.
  • Frente a definição profissional, analisar no cenário/mercado as oportunidades e as ameaças existentes.
  • Identificação do ponto atual e definição da nova posição a ser ocupada.
  • Identificação das Forças internas, das fraquezas internas
  • Identificação das possibilidades e seleção das oportunidades existentes
  • Identificação das ameaças externas que possam afetar a carreira profissional.
  • Elaboração de estratégias para o aproveitamento das oportunidades e para a mitigação dos riscos associados as ameaças.

3ª. Etapa – Direcionamento – Elaboração de um Plano de ação

  • Elaboração de estratégias com base nas análises acima descritas.
  • Elaboração de um plano de ação com atividades, prioridades, datas e recursos necessários para o cumprimento das metas estabelecidas.
  • Detalhamento das estratégias em atividades/metas
    -Estabelecimento de forma priorizada de metas (SMART) para o atendimento a função profissional atual, e/ou
    -Estabelecimento de forma priorizada de metas (SMART) para o desenvolvimento profissional pessoal futuro.
    -Alinhamento das metas (SMART) com o IKIGAI que foi anteriormente estabelecido.
    -Classificação das atividades segundo prioridades de profundidades.
    -Elaboração de um plano de ações que viabilize o atingimento do objetivo definido: Plano para o Desenvolvimento Profissional dentro da carreira atual ou; Plano para o Reposicionamento/mudança de carreira ou; Plano para o Desenvolvimento de Negócios.

Video aulas

Serão disponibilizadas 10 vídeo aulas – Ministradas pelo Fundador da GOOD TALENTS – Prof. Rubens Borges

Cada aula está focada em um tema/ferramenta/atividade do programa.

Duração

Previsão de 10 semanas;

  • 5 sessões individuais – horários pré-definidos
  • 5 sessões de mentoria em grupo

Forma de Entrega

As sessões serão no ambiente on-line através da plataforma ZOOM

Destina-se aos seguintes tipos de profissionais:

  • Os que estão ou em busca da evolução da sua carreira profissional;
  • Os que estão buscando um reposicionamento profissional.

Detalhamento do Programa

  1. Serão 10 seções semanais, em datas e horário pré-estabelecidos, preferencialmente nos dias fixos alocados semanalmente;
  2. Todo o processo é ajustado de forma a atender as especificidades de cada ciente;
  3. Em todas as sessões, será orientada uma atividade a ser praticada no período de intervalo até a próxima sessão;
  4. As informações prestadas pelo Cliente, ou documentos disponibilizados, serão sempre considerados em caráter de restrito sigilo, e só serão compartilhadas ou pelo próprio Cliente ou por sua expressa autorização;
  5. As sessões ocorrerão sempre por uma ferramenta de videoconferência (SKYPE, ZOOM, outra…);
  6. O ambiente em que o Cliente estiver, quando das sessões de coaching, deve ser reservado e sem interferências de outras pessoas ou de sons/ruídos ambientais.

Considerações Relevantes

Chegou o tempo em que o talento lapidado e integrado a competências essenciais é o principal diferencial para a sobrevivência.

Para isto é necessário que haja o des-envolvimento do talento, ou seja tirar o que está envolvendo.

É preciso lapidar o diamante e fazê-lo brilhar.

O sucesso profissional só acontece quando o talento está posicionado e direcionado estrategicamente no mercado.

As empresas não querem mais contratar mão de obra, querem talentos.

Mas o que caracteriza um profissional como um talento?

São capacidades inatas para manifestar paixão e facilidade no desempenho de determinadas atividades, atitudes e comportamentos.

Os talentos são ativados por certos ambientes, temas e circunstâncias favoráveis, ou seja, os talentos devem ser des-envolvidos.

A evolução de um talento se dá também pela incorporação de competências que ele vai adquirindo ao longo de sua jornada.
Para que ele se torne um talento útil, é necessário que estas competências estejam harmônicas com o seu talento, e que também possam representar uma solução para uma necessidade da sociedade.

A organização Gallup investigou durante 40 anos dois milhões de funcionários das 101 maiores companhias do mundo, em 63 países, e descobriu que apenas 20% deles afirmaram estar desenvolvendo seus principais talentos inatos.

As Universidades oferecem poucas ofertas neste sentido, e nem sempre as empresas disponibilizam um processo adequado para o desenvolvimento do talento.

Necessário se faz também considerar que a eficácia profissional, que vai muito além do conhecimento técnico, só será alcançada se as barreiras/âncoras psicológicas forem eliminadas.