Academia da Alta Performance Profissional
Apresentação da AAPP

Capacitando Profissionais para que se tornem “Talentos Desejados pelo Mercado”
1 – Propósito
O Programa “Academia da Alta Performance Profissional” tem com propósito maior capacitar profissionais de maneira eficaz, para que se tornem “Verdadeiros Talentos Desejados pelo Mercado”.
2 – Necessidades a serem atendidas:
Observa-se uma crescente demanda gerada pelas organizações para a captação de talentos.
As empresas não querem mais mão de obra, procuram talentos.
Através de pesquisas realizadas pela GOOD TALENTS e de outras pesquisas realizadas por outras instituições, observa-se junto aos profissionais uma grande demanda por desenvolver e incorporar competências comportamentais (soft-skills) de forma a se qualificarem como talentos para as empresas.
Nas análises destas pesquisas que realizamos, observamos que:
– Poucas são as instituições de ensino que preparam seus alunos de forma que se tornem talentos desejados pelo mercado.
– Alunos que concluem cursos de graduação fora das instituições em ensino de 1ª. linha, tem muita dificuldade de se posicionar dentro do mercado de trabalho e buscam nos cursos de Pós-Graduação e MBA um incremento em seus curriculuns buscando assim uma certificação mais forte pra se tornarem mais competitivos junto ao mercado, mas nem sempre isto se caracteriza como uma solução.
– Muitos são os profissionais que quando iniciam suas carreiras profissionais, descobrem que o conhecimento técnico recebido na graduação, ou está defasado ou não é suficiente para o seu bom desempenho profissional.
– Estes profissionais descobrem então que as competências comportamentais que lhe são exigidas no ambiente de trabalho ainda não foram incorporadas, e que foram “apenas apresentadas” a eles quando estavam nos cursos de graduação, pós-graduação ou Mestrado.
– Muitos são os que são admitidos por competência técnica e que depois são dispensados por falta de competências comportamentais.
– Para o profissional da atualidade é imprescindível a incorporação das competências comportamentais (soft skills) que se torne “UM TALENTO DESEJÁVEL”, para que se mantenha útil para o mercado.
– A realidade é que muitos estão desempregados e muitas vagas estão em aberto. Por que estas vagas não são preenchidas? A saída para esta situação não está apenas na especialização técnica. Muitos especialistas estão desempregados.
3 – Contextualização
– Com a grande expansão de setores associados a tecnologias, profissionais formados com base em conhecimentos técnicos, tem muita dificuldade em assumir funções de coordenação e de gerência, onde as habilidades e competências comportamentais são mais exigidas que as habilidades e competências técnicas.
– Todas as empresas estão sofrendo o impacto da Revolução Industrial 4.0, onde a captação e manutenção dos talentos é um fator imprescindível.
– Neste cenário uma cultura organizacional pautada nas competências comportamentais torna-se imprescindível.
– As empresas estão com pressa em fazer as mudanças necessárias e criar condições para manutenção de sua utilidade. Elas querem TALENTOS que já estejam capacitados para as ajudar a implementar estas mudanças.
– Todas as empresas estão evoluindo para os conceitos de “oferta de excelência na experiência dos clientes” e no comprometimento do “Customer Success”, e sem a manifestação de competências comportamentais em seus colaboradores, vai ficar difícil a manutenção da utilidade destas empresas junto ao mercado.
4 – Perfil do Profissional a ser atendido
– Profissional com Graduação, já com experiência profissional (mínimo de 5 anos), que estejam buscando desenvolver/ampliar/incorporar competências comportamentais que propiciem a evolução de sua carreira.
– Profissional com cursos de Pós-Graduação ou MBA, que esteja buscando desenvolver / ampliar / incorporar competências comportamentais e de liderança, de maneira a ascenderem ou se manterem em cargos de Coordenação/Gerência/Direção.
5 – Meta e Objetivos Gerais
– A principal meta é que para o participante da Academia, em um prazo de até um ano as demandas e expectativas profissionais acima descritas sejam atendidas.
– Os principais objetivos a serem atendidos, é que este programa não seja apenas informativo, mas que propicie além do conhecimento, oportunidades para o exercício e incorporação das competências comportamentais associadas a este programa.
6 – Princípios organizadores das capacitações:
– Capacitação efetiva, indo além de informações referenciais com total alinhamento com as reais necessidades que são hoje pontuadas pelas organizações.
– Estruturação de forma que o participante possa evoluir no programa, segundo sua capacidade de investimento, disponibilidade de tempo e na sua capacidade cognitiva.
– Sem limitação regional para participação no programa. Usaremos sempre tecnologias já disponíveis e utilizadas pelos participantes.
– Integração de atividades em ambiente EAD/Assíncrono, com atividades ON-LINE/AO VIVO, com os professores do curso.
– O Programa foi estruturado para que possa atender a quaisquer perfis de profissionais que busquem se tornar “um talento desejável”.
– Nas mentorias serão tratadas as especificidades dos mercados dentro dos quais os participantes estejam inseridos.
7 – Avaliações de Aprendizagem
Nos casos de aplicações das capacitações para empresas, poderão ser aplicadas avaliações de aprendizado, se solicitadas.
8 – Certificações
Ao final de cada módulo, e após a avaliação do seu aproveitamento, o participante poderá receber um certificado de participação
9 – Conclusão
A evolução da Academia da Alta Performance certamente sofrerá evoluções sempre, de forma que ele se mantenha útil às reais necessidades do mercado.