Academia de Alta
Performance Profissional

"Lapidar Talentos é
nosso Compromisso"

Você já sabe o que vai garantir a sua utilidade profissional nos próximos anos?

artigo_12022021_blog-B

Você sabe, dentro das mudanças que estão ocorrendo, onde estão as oportunidades para a construção e manutenção da sua segurança do ponto de vista profissional?

Depois de 53 anos como um profissional, e tendo que me reinventar por várias vezes, e sempre em ciclos mais curtos, vejo no cenário atual de grandes mudanças, algo que é uma função que irá ter por muito tempo se manter como extremamente útil para a sociedade.

É a função de ajudar os indivíduos a se reconhecerem quais são os seus talentos naturais, e como poderão colocar estes talentos de forma útil para atender as necessidades evolutivas da sociedade.

Quem se preparar de forma adequada para cumprir esta função, independentemente da profissão, cargo ou posição ocupada neste cenário caracterizado pela aceleração das mudanças no “modus vivendi” e do “modus operandi”, vai conseguir se manter de forma útil sempre, independentemente das mudanças que ocorram a sua volta.

Todos os anos leio no final do ano, relatórios que apontam para as profissões que serão mais demandadas no futuro (10 anos, 20 anos), e pouco se fala que os conceitos de profissão e cargo estão mudando para o conceito de “função útil” a ser exercida, independentemente da formação profissional.

As organizações hoje estão buscando “TALENTOS” e não mais “profissionais”.

As certificações em Graduação, Pós ou MBA servem apenas habilitar para exercício de algumas profissões, servem para abrir portas, mas o que mantém a utilidade do indivíduo em uma “FUNÇÃO” é a aplicação adequada do seu “TALENTO” de forma a cumprir as necessidades evolutivas da organização.

Isto poder ser visto nas empresas que com menos de 10 anos se tornaram ícones no mercado.

Isto também pode ser visto nas empresas centenárias que estão desaparecendo do mercado, por ainda não terem reconhecido esta realidade.

Na “ERA DO CONHECIMENTO”, só tem sucesso as empresas que possuem “TALENTOS” para lidar de forma útil com o conhecimento disponibilizado, frente às necessidades de seus clientes.

O Conceito de que a administração da “mão de obra” e dos “recursos humanos, é uma responsabilidade exclusiva do departamento de RH, já ficou para traz, faz tempo.

Hoje, estamos vivendo em uma nova era, onde a utilidade de uma organização, só é reconhecida no mercado, se ela tem “TALENTOS” que representem a sua utilidade junto ao mercado.

Mas como identificar, atrair, capacitar, desenvolver e manter “TALENTOS”?

Este é o grande desafio das organizações, pois a “mão de obra” está sendo substituída pelos processos automatizados ou robotizados, e agora precisa-se de indivíduos que tenham acuidade para reconhecer novas necessidades, e que pensem em novas soluções.

Um dado alarmante, apresentado pelo Instituto Gallup é que 65% das pessoas no mundo trabalham fora de suas áreas de suas aptidões naturais.

A dificuldade de se encontrar talentos, é porque a maioria dos profissionais não sabem quem são, o que podem e apenas estão treinados a serem “mão de obra” para apenas garantir a sua sobrevivência.

Vejo isto todos os dias aqui na Good Talents: Pessoas perdidas, que não sabem quem realmente são e o que podem. Não sabem mais sobreviver com as habilidades que já perderam a validade, e que por muito tempo sustentaram a sua identidade.

Então qual é a maior necessidade por detrás de isto tudo? Qual é a grande oportunidade existente?

Está em ajudar as pessoas a se reconhecerem, adquirirem o “AUTOCONHECIMENTO” de seus talentos naturais, e a se posicionarem de forma útil frente as reais necessidades da sociedade.

Está em ajudar as organizações a evoluir os conceitos “administração de recursos humanos” para o conceito da “GESTÃO DE TALENTOS”, de forma a colocar o talento certo na função certa, e não colocar mais o profissional dentro de um “caixote” chamado de “cargo”.

A realidade é que a Gestão de Talentos não é mais uma função apenas do departamento de RH, mas uma função para todos os profissionais que estejam em qualquer nível de liderança nas organizações.

É isto que acontece nas empresas que estão se destacando no mercado, e é isto que não acontece nas empresas que estão se perdendo no mercado.

Cumprir a função de mapear os talentos e direcioná-los para a utilidade é a grande oportunidade para a evolução da sua utilidade profissional.

Acreditem, tem muita gente perdida precisando de uma ajuda para que possam se reconhecer com base nos seus talentos naturais e que estão buscando uma re-significação de sua utilidade dentro da sociedade.

Aí está a grande oportunidade, não do exercício de uma profissão ou de um cargo, mas para o exercício de uma função nobre altamente necessária nos dias de hoje, e certamente ainda será por muito tempo.

Não importa sua formação profissional ou cargo hoje ocupado. Ajude o mundo a mudar, ajudando as pessoas a descobrirem os seus talentos e ajudando as empresas a colocarem os talentos certos nas funções certas.

Palavras de Jay Niblick que é o fundador e CEO da Innermetrix Incorporated, empresa mundialmente reconhecida na construção de ferramentas que propiciam o “AUTOCONHECIMENTO”.

“Quando um talento natural é aplicado de forma consciente e orientada, o resultado é o dobro da performance com a metade do esforço”

Este assunto lhe interessa?

Venha então assistir a uma série de 4 lives que iremos oferecer gratuitamente em conjunto com a minha amiga Wilza Brosig, também Especialista em Desenvolvimento Profissional.

Nestas lives estaremos conversando com indivíduos que queiram aproveitar esta grande oportunidade e que queiram fazer parte do contingente dos que irão ajudar tanto aos indivíduos, como as organizações a construir a sua “UTILIDADE” junto a nova sociedade que está se formando.

Venha conversar conosco!

Faça a sua inscrição aqui:

Um abraço.

Inscreva-se no meu grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos

Rubens Borges
Rubens Borges

Empresário, Professor de Cursos de Pós-Graduação e MBA, Consultor e Coach Empresarial
Fundador da Íntegra Capacitação Empresarial

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você também pode se interessar por: