"5 dicas para proteger sua carreira de crises globais"
Como eliminar os riscos tipo "Coronavírus" da sua carreira profissional
Olá, você deve estar se perguntando? O que um vírus tem a ver com a minha carreira?
Será que isto faz sentido, ou é mais um recurso alarmista e oportunista?
Aproveite esta oportunidade para refletir sobre a realidade que vivemos hoje, sobre o que vem pela frente e o que está mudando.
Falaremos sobre como eventos tipo coronavírus impactam e muito o cenário dos negócios, e por consequência podem impactar e muito todas as carreiras, de todos os profissionais.
Primeiramente precisamos analisar o que está acontecendo. O que é ocasional, momentâneo e temporário e depois analisar o que realmente é uma mudança definitiva.
Antes de mais nada, quero compartilhar com vocês uma reflexão, que faz todo o sentido.
Leia a matéria “China e EUA em um novo tipo de guerra fria”
Estadão on-line – 19 de maio de 2019 | 03h00 – Tradução Terezinha Martins de matéria publicada na revista The Economist.
“A Disputa comercial é só a metade do problema, já que confrontos se dão em todos segmentos e vencer implica total derrota da potência adversária”.
Quando nos alertaram para os impactos da Globalização, quanto aos efeitos positivos e negativos disto, era inimaginável que chegaríamos ao ponto que chegamos, e que muitos destes efeitos iriam impactar diretamente o nosso modo de viver e o modo de trocarmos bens e serviços.
Em 2003, quando da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), houve um grande desenvolvimento do comércio online na China, e isto impactou e maneira definitiva muitos negócios em todo o mundo.
O vírus, que matou mais de 1,1 mil pessoas e infectou 45 mil, forçou o fechamento temporário de fábricas em muitos países, e terá consequências sérias no crescimento da economia mundial.
Verifica-se nestes tipos de eventos, um grande movimento nas bolsas de valores, onde as ações das empresas mais afetadas, acabam trocando de mãos e gerando grandes impactos nos seus modelos de negócio.
Observa-se que o medo generalizado, (medo de morrer e de perder) leva investidores e gestores de grandes empresas a tomarem decisões por vezes imprudentes, e que acabam sendo irreversíveis, gerando impacto direto nas suas operações e por consequência gerando impactos na vida de seus colaboradores e clientes.
Neste momento, milhares de profissionais no mundo todo, ou já estão impactados em suas vidas profissionais por demissões emergenciais que precisam ser feitas para reduzir de imediato os custos operacionais, ou serão impactados em breve por isto, pois certamente irão acontecer grandes mudanças nas estratégias de negócios daqui para frente.
Dentro deste novo tipo de guerra, se uma empresa Europeia ou Americana, passa então para o controle Chinês, certamente isto vai impactar logo os modelos operacionais e de gestão desta empresa, e certamente muitas carreiras serão afetadas diretamente ou indiretamente em nível mundial.
Outro ponto a considerar, é que o “coronavírus” também deve “acelerar a mudança estrutural dos negócios a médio e longo prazo” em direção à economia digital, de acordo com a S&P Global Ratings, e isto vai também impactar muitas empresas e profissões.
A tecnologia realmente integrou todos em uma rede de relacionamentos da qual não dá mais para sair, e agora teremos que buscar formas de nos harmonizarmos dentro deste cenário.
Mas o que estamos observando é que agora temos um novo tipo de guerra, e que não e mais uma disputa territorial, ou ideológica, mas sim uma disputa econômica e globalizada.
Agora mesmo que seja um vírus simplório, de menor mortalidade que a dengue, além da contaminação física ele conseguiu uma contaminação psicológica generalizada, e esta sim é a verdadeira pandemia.
O “coronavírus” veio nos evidenciar a vulnerabilidade na qual todos vivemos, e que a tecnologia geneticista pode causar a qualquer instante uma pandemia terrorista global em muito pouco tempo.
A vulnerabilidade que o Coronavírus evidenciou, certamente vai acelerar os ajustes já em andamento nas relações trabalhistas em todo o mundo, acelerando a transformação do emprego fixo em contratações sob demanda, o que também irá acelerar a implementação do teletrabalho.
Fica evidente a necessidade das empresas em ter mais flexibilidade e agilidade para fazer rápidos ajustes nos custos fixos, minimizando assim os riscos causados por impactos virulentos, pandemônicos e globalizados.
Então, é disto que estou falando. Que isto implica em uma análise pessoal e profissional, quanto a vulnerabilidade de cada um dentro de um novo cenário que está sendo formado.
Nós temos seguros para praticamente tudo, e precisamos construir também um “seguro” para nossas carreiras profissionais, para que se um “sinistro” acontecer, causado por um destes efeitos catastróficos e globalizados, eles tenham um mínimo de impacto em nossas vidas.
Você deve estar aí esperando de mim agora uma fórmula mágica. Mas lamento te decepcionar.
Não existe uma fórmula mágica para isto, mas é possível que se construa uma estratégia para isto.
Mesmo que você continue em um emprego fixo, carteira assinada e com estabilidade, você precisa se proteger de tudo o que acima descrevemos.
Pode ser que você nunca precise usar de uma estratégia emergencial, ou de mudança de rota na sua carreira profissional, mas tendo esta estratégia em mãos, pode ser até que um “coronavírus” te pegue no nível físico, mas não vai te afetar no nível psíquico, porque você pensou, analisou e se preparou para viver dentro da realidade do mundo atual.
Minhas dicas para você, são as seguintes:
1 – Tenha um plano de desenvolvimento profissional
- Que seja construído por você, e com uma visão da realidade de quem você é, baseando-se no seu autoconhecimento.
- Não dependa de um plano de carreira oferecido por uma empresa, que pode te engessar por muito tempo.
- Não se mantenha refém de um tipo de trabalho que em um momento de crise, a empresa possa descartar você.
2 – Aproveite as oportunidades existentes
- Esteja sempre atento e consciente de quem é você, do que sabe do que você pode.
- Aproveite sempre a sua disponibilidade de tempo para agregar valor a você, incorporando conhecimentos que sejam realmente úteis.
- Observe as necessidades e então assuma sempre uma atitude de utilidade em qualquer lugar que esteja. Você vai se tornar imprescindível.
3 – Esteja sempre consciente e a frente dos riscos existentes
- Mantenha-se informado dos movimentos econômicos e das tendências de curto e de longo prazo. Considere sempre os riscos existentes quanto a sua vida profissional.
- Reconheça o cenário em que está e procure condições de incorporar novos elementos que permitam você a superar as suas fraquezas profissionais.
- Faça isto antes que eles se transformem em um sinistro.
4 - Prepare-se para poder ser um prestador de serviço sob demanda no mercado
- Seja um empreendedor de você mesmo.
- Tenha um plano de evolução profissional que lhe permita mudar a sua condição profissional.
- Talvez o tipo de trabalho pode se manter, a atividade pode ser a mesma, mas a relação com a empresa pode mudar de empregador-empregado para uma parceria de prestação de serviços.
- Se você se tornou um talento útil, eficaz nas suas soluções e conquistou testemunho como um agente de mudanças, o mercado vai desejar você.
- Você deve estar se perguntando. Mas dá para construir uma estratégia? Por onde começar!
- Este é um problema dos privilegiados que já se conscientizaram da realidade atual. Mas muitos outros irão ter outro tipo de problema, que é o da perda da utilidade.
5 – Seja um Agente de Mudanças
- As Empresas precisam mudar para se manterem ÚTEIS.
- As Empresas precisam implementar:
- Customer Experience
- Customer Sucess
- Employe Experience
- Employe Sucess
- As Empresas querem TALENTOS QUE SEJAM AGENTES DE MUDANÇAS.
Nós, aqui na GOOD TALENT, existimos para atender a este tipo de necessidade, que é dar orientação para o AUTOCONHECIMENTO, POSICIONAMENTO E DIRECIONAMENTO PROFISSIONAL.
Usamos o melhor das melhores práticas existentes, integrando conhecimentos de Coaching, Psicanálise e Mentoring.
Sabemos também, pela experiência de mais de 20 anos capacitando profissionais e formando “talentos”, que a incorporação de competências comportamentais essenciais já são e serão as mais desejadas pelo mercado.
Sendo assim criamos a ACADEMIA DA ALTA PERFORMANCE PROFISSIONAL, onde usamos as melhores orientações da andragogia e de novos modelos de aprendizagem,
visando não apenas informar, mas capacitar efetivamente nossos alunos.
Se você quiser saber mais sobre como poderei lhe ajudar, venha conversar comigo. Estou oferecendo a você, uma seção exclusiva e gratuita de Diagnóstico de Desenvolvimento Profissional.
Disponibilizei alguns horários em minha agenda. Veja aqui como efetivar este agendamento.
Concluindo, tudo vem mudando muito rápido, mas agora teremos uma grande mudança, que não é por impacto tecnológico, mas sim pela instauração de uma guerra, onde os mortos e os feridos serão aqueles que não se preparem adequadamente no que tange a manutenção da sua utilidade profissional dentro de um novo cenário que se apresenta.
E então? O Coronavírus tem ou não influências e nossas carreiras profissionais?
Eu te desejo sucesso tanto em sua vida profissional, como também na sua vida familiar e espiritual.
Venha me conhecer, e quem sabe eu poderei lhe ajudar mais, além desta reflexão aqui apresentada.
Um abraço. Conte comigo.