Academia de Alta Performance Profissional
"Lapidar Talentos é nosso compromisso"

Seu filho está definindo a faculdade ou curso técnico onde vai estudar?

Aqui vão algumas dicas muito importantes.

Estamos em um momento de grandes mudanças no mercado de trabalho, frente a um futuro muito incerto, e um grande desafio para os pais é ajudar os filhos a fazerem suas escolhas com relação ao curso universitário ou técnico que irão cursar.

Aqui na Good Talents temos recebido pais e jovens, que nos procuram com esta necessidade, e aqui vamos dar para vocês algumas dicas para tratarem deste assunto.

Queremos compartilhar com você é que a nossa incerteza com relação ao futuro não nos permite definir agora quais serão as profissões que garantidamente estarão disponíveis, quando seu filho terminar a faculdade.

As mudanças que as novas tecnologias estão impondo levam as empresas a mudarem suas formas de atuação o que acarreta mudanças no desenho dos cargos/funções.

A partir de agora, o que vale mesmo dentro das empresas é a flexibilidade e a capacidade de um profissional para cumprir uma função dentro de uma empresa, e isto não está necessariamente dependente da formação que ele tenha tido no nível universitário.

As maiores empresas, principalmente as que atuam com tecnologia já adotaram estes critérios.

Sem deixar de se considerar a relevância e a importância de um curso universitário, agora o que mais vale em um profissional, para que realmente seja considerado com útil para o mercado, são os seguintes fatores:

  • Autoconhecimento e autenticidade;
  • Capacidade de lidar com equilíbrio psicológico e emocional as situações de pressão e as adversidades;
  • Capacidade de ser criativo e inovador;
  • Capacidade de se adaptar constantemente a mudanças de função.

A nova realidade está saindo do paradigma de Formação, Profissão e Cargo, para um novo paradigma que é a capacidade de aplicar de forma inteligente os “talentos naturais” na direção de necessidades que estão mudando a cada dia.

Certo é que o profissional vai ter que adquirir conhecimentos técnicos para cumprir estas funções, mas estes conhecimentos técnicos têm um prazo de validade curto, e não podem mais ser a referência única da utilidade de um profissional junto ao mercado.

Outro ponto a ser considerado, é que as” competências complementares” devem ser escolhidas de forma que sejam harmônicas aos “talentos naturais”. Sem isto elas não “grudam” e o profissional tem apenas um certificado, mas não tem habilidades e capacidade de acioná-las de maneira eficaz.

Nós aqui na GOOD TALENTS, orientamos os jovens a escolherem os cursos que irão fazer, sejam técnicos ou universitários, tendo como base os “talentos naturais” os quais mapeamos profundamente e amplamente, e depois os orientamos a verificar nos cursos disponíveis, quais são aqueles que possuem um maior número de competências que estejam alinhadas e que sejam harmônicas aos “talentos naturais”.

Estamos certos de que é assim que se deve orientar um jovem para a atividade universitária dentro da realidade atual.
Não devemos engessar o jovem definitivamente em uma profissão, mas devemos prepará-lo para incorporar competências que realmente farão a diferença quando do exercício de funções que ainda estarão por aparecer.

Se você quer realmente oferecer para seu filho uma condição para que ele seja útil e diferenciado para a sociedade, seja agora ou no futuro, considere estas dicas fortemente.

Aqui na Good Talents ajudamos os Pais e aos Jovens no cumprimento deste desafio.

Venha conversar conosco.

Inscreva-se no meu grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos

Picture of Rubens Borges
Rubens Borges

Empresário, Professor de Cursos de Pós-Graduação e MBA, Consultor e Coach Empresarial
Fundador da Íntegra Capacitação Empresarial

Compartilhe:

Você também pode se interessar por: