Academia de Alta Performance Profissional
"Lapidar Talentos é nosso compromisso"

Academia da Alta Performance Profissional

Projeto Pedagógico da AAPP

1 – Estratégia Pedagógica utilizada

Foram definidas 2 estratégias pedagógicas, a saber:

– Uma de maneira a atender de forma ampla profissionais que estejam em busca de uma qualificação avançada em competências comportamentais.

– Outra, que utiliza da maior parte da primeira, de maneira a atender a necessidades específicas das organizações.

2 – Estratégia Pedagógica para atender as demandas dos Profissionais.

Neste programa, foram mescladas as aplicações dos 3 paradigmas associados as metodologias de ensino/aprendizagem, de forma a levar o participante a evoluir gradativamente dentro delas, a partir do que lhe foi até aqui apresentado.

  • Adotaremos inicialmente, nas primeiras atividades, uma visão instrucionista, em que o sujeito é considerado uma tábula rasa, uma folha de papel em branco, de modo que todo o seu conhecimento vem do meio exterior.
    • Logo, este modelo se baseia em uma relação em que o objeto define o sujeito. Assim o conhecimento nunca se constrói, ele é transmitido ou transferido ao sujeito.
    • Este é o modelo que foi adotado até aqui nos últimos anos pela grande maioria das instituições de ensino, e que precisa ser superado gradativamente pelo participante.
  • Na sequência, adotaremos o paradigma interacionista, onde tem-se como pressupostos que o sujeito é construtor do seu próprio conhecimento. Assim, a base do modelo é a (inter)ação entre sujeito e meio exterior (o objeto).
    • Aqui encontra-se uma evolução dos métodos de ensino para os métodos de aprendizagem.
    • A aprendizagem é, por excelência, ação, construção, tomada de consciência da coordenação das ações.
    • O uso de metodologias ativas será objeto de atenção dentro das atividades no estágio intermediário de cada módulo.
  • Finalmente adotaremos o paradigma humanista – que, aliás, é bem mais difícil de perceber –, o sujeito já nasce com um saber, uma bagagem, e à medida que vai crescendo ele precisa apenas trazer à consciência, aprendendo a organizá-lo.
    • Deve-se deixar o sujeito fazer o que ele deseja porque, a princípio, tudo é bom, instrutivo, e ele, por meio de suas ações, encontrará seu caminho.
    • Desta forma afloram os talentos naturais, e a referência ao indivíduo sai da forma e passa então a estar no conteúdo que incorporou.
    • A adoção desta paradigma será adotada a partir do resultado que cada participante obtiver na aplicação do conhecimento entregue, com a realidade de suas atividades no dia a dia.

Esta é a macro-visão da estratégia pedagógica adotada pela GOOD TALENTS.    

Buscando oferecer aos participantes oportunidades de adaptação evolutiva a aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem, estruturamos nosso modelo em 2 níveis, a saber:

Módulo Básico.

São consideradas aqui, a melhor das combinações, entre os Métodos de Aprendizagem Passivos e ativos, usando a referência de Willian Glasser quanto a efetividade de cada dos métodos sugeridos.

Dada as grandes limitações de uso das Metodologias Ativas dentro de um ambiente de EAD, procurou-se mesmo assim a aplicação do MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA, onde o aluno inicialmente tem contato de forma assíncrona com os conceitos, através de leituras/vídeos, palestras gravadas, etc…, atendendo assim o “Paradigma Instrucionista“  sob o qual a grande maioria foi formado/qualificado e está ambientado.

Evoluindo então para o “Paradigma Interacionista”, que é a base dos modernos métodos de aprendizagem, o participante traz então para o ambiente on-line/ao vivo as suas questões e dificuldades quanto a aplicação do conhecimento recebido, e também poderá interagir com os demais participantes em um fórum de debates.

Ampliando a aplicação do “Paradigma Interacionista” integrado do “Paradigma Humanista”, as mentorias ON-LINE/AO VIVO propiciam a oportunidade de apresentação dos resultados já obtidos, e compartilhamento das dúvidas e de propostas de soluções, apresentadas pelos participantes e mediadas pelo Professor.

Módulo Avançado.

A adoção dos “Paradigmas Intervencionistas” e “Paradigmas Humanistas” permite aqui uma oportunidade de incorporação do conhecimento através da sua prática direcionada a situações reais no dia a dia do participante e do compartilhamento de resultados com os demais participantes.

Aqui, haverá a exigência de que cada participantes avalie todos os demais participantes, forçando assim os participantes a observar as experiências dos demais participantes tendo assim a verificação da possibilidade de aplicação do conhecimento em outras situações, além das que ele vivencia no dia a dia.

Finalmente será feita uma escolha dos melhores cases dentro os que foram gerados pelos alunos, a qual será feita com base nas avaliações feitas pelos participantes juntamente com a análise do professor.

Estes melhores cases, deverão ser apresentados AO VIVO na reunião de mentoria final de cada módulo.

Observação: Todos os participantes, farão os módulos básico e avançado dentro de cada disciplina que vier a cursar.

3 – Estratégia Pedagógica para atender as demandas das Empresas.

Cada empresa tem uma estratégia de negócio diferenciada, e cada uma está em um grau diferenciado no que tange a gestão e ao desenvolvimento de talentos.

Nossa proposição é que na aplicação deste programa em empresas, seja feito um diagnóstico preliminar onde possa ser identificado o estágio em que a empresa se encontra, e quais as estratégias já adotadas com relação a formação de talentos.

A amplitude da aplicação de cada um dos módulos, poderá ser ajustada para a sua aplicação na modalidade presencial /in-company, ou ordenada e distribuída na sua aplicação dentro do ambiente em EAD, segundo as necessidades de cada empresa cliente.

Em todas as situações, sempre estará privilegiada a aplicação da estratégias pedagógicas que orientam o uso de métodos ativos de aprendizagem.