Hoje, quero falar com você sobre algo muito importante para a sua Eficácia Profissional.
As dúvidas sobre este tema tem surgindo constantemente nas minhas sessões de coaching com meus clientes.
Quero falar sobre COMPETÊNCIA.
Ao longo de minha vida profissional, muito tenho ouvido sobre falta de competência, principalmente quando alguém não faz a coisa certa.
Este tema deveria ser discutido já na infância, nos primeiros anos escolares.
As empresas geralmente contratam pelo conhecimento técnico e pelos anos de experiência, e acabam demitindo por falta de competência.
Não se aprende competência nos bancos escolares, e isto deve fazer parte da Educação Familiar.
Mas o que realmente é Competência ?
Para Rabaglio competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas.
Um conceito que surgiu nos últimos anos, para a avaliação profissional é o intitulado CHA = CONHECIMENTO +HABILIDADES + ATITUDE.
Analisando bem, esta equação, verifico nas pessoas que obtiveram mais sucesso atingindo a eficácia em suas vidas, que nem sempre foi o conhecimento que as fez chegar lá.
Vejo também, que as habilidades em execução de tarefas, também não foi o que as fizeram chegar lá. Vejo isto inclusive em atletas.
Reconheço, que em todas estas pessoas que se tornaram eficazes, a ” ATITUDE” está em destaque em todas as suas ações.
Tenho isto como prova da evolução da minha vida profissional, pelo fato de que com 18 anos assumi a função de sub-chefe de sessão no Banco Mercantil de São Paulo, na Cidade do Rio de Janeiro.
Vivemos na era do conhecimento, da evolução tecnológica, das mudanças constantes dos paradigmas da sociedade, e muitos são os que buscam conhecimento e mais conhecimento como suporte para o sucesso profissional.
Eu lhe garanto, que na equação do CHA, por mais conhecimento que você tenha, e por mais habilidade no uso de uma determinada tecnologia ou ferramenta, o que mais vai fazer diferença para o seu sucesso é a quantidade de atitude que você deposita em cada um dos desafios que lhe forem apresentados.
No mundo das mudanças constantes, a atitude vale muito mais que o conhecimento.
Ao assumir a responsabilidade pela solução de um problema que você não tem o conhecimento para realizá-la, o universo vai conspirar a seu favor e colocar na sua frente o conhecimento necessário para a solução. Eu tenho testemunhos e mais testemunhos, meus e de outros, de que isto funciona.
As empresas dizem que demitem por falta de competência, mas na realidade é a falta de atitude que caracteriza a inutilidade do profissional.
No meu curso de Lider-Coach, apresento aos meus alunos os elementos que são utilizados, por exemplo para uma promoção de Júnior para Pleno e de Pleno para Senior.
Pode ter certeza que não é o conhecimento técnico que mais vai pesar, mas sim a atitude demonstrada na responsabilidade em ser solução de problemas, e da autonomia em resolvê-los.
Fica a dica. Quer crescer profissionalmente e rapidamente. Seja um resolvedor de problemas, assuma a responsabilidade, tenha atitude pró ativa.
Testa lá, e depois me informa do resultado.
Um abraço.
Rubens Borges.