Neste mês, em que este tema está sendo abordado, vale a pena uma reflexão:
Se alguém lhe faz a pergunta: Quem é você? Você está preparado para respondê-la sem considerar o seu Cargo Atual, Empresa onde trabalha, e sem incluir aí a sua Profissão?
Qual é a diferença entre o quem sou, o onde estou, e do como estou? Você já pensou nisto?
A grande maioria das pessoas usam a formação/profissão para definir o quem sou: Sou Médico, Engenheiro, Analista de software, etc… Isto não define o ser, e apenas uma das qualificações que ele possui.
Outros usam o cargo/função para definir o quem sou: Sou Diretor da Empresa X, sou funcionário da Empresa Y, sou gerente de TI na Empresa Z, etc… Isto não define o ser, mas apenas a posição que ele ocupa temporariamente.
Poucos sabem realmente dizer “o quem sou”.
Neste cenário, em que as mudanças ocorrem rapidamente, que as formações tradicionais estão perdendo a utilidade, e que as novas competências requeridas pelas empresas estão mudando drasticamente, torna-se imprescindível saber realmente qual é o conteúdo do qual somos formados, e ter isto como uma referencia maior do “quem sou”, não se limitando a apenas algumas qualificações e/ou condições temporárias para se definir.
A ansiedade, a depressão e na sua decorrência o suicídio, tem na grande maioria dos casos origens nas desilusões e traumas causados pela ilusão do “quem sou”.
Passamos a maior parte de nossas vidas alimentando um personagem que sobe no palco todos os dias para agradar apenas a sociedade, e assim vamos perdendo a referência da realidade do quem efetivamente nós somos. Muitos sucumbem por perder totalmente esta referência.
Não importa as mudanças ou adversidades que possam vir. Se você tiver consciência do conteúdo que você é, você sempre poderá dar novas formas a este conteúdo para atender as novas necessidades que se apresentem.
Se tiver que representar um personagem, que seja consciente e que seja uma condição temporária. Não perca o reconhecimento do que você realmente é. Invista suas energias no que você é e o sucesso virá, tenha certeza disto.
Mas você deve estar se perguntando: Mas eu ainda não sei definir totalmente “quem sou”. Com descobrir isto? Como usar isto ao meu favor para construir o sucesso de uma vida e ser útil.
Se for esta a sua questão, venha conversar comigo. Sou Especialista e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Já ajudei a muitos a chegar neste ponto de consciência com relação ao autoconhecimento. Tenho muitos testemunhos para lhe apresentar.
Faça Contato.
Visite:
Rubens Borges
Coach Executivo, Mentor Empresarial e Psicanalista
Professor de Pós e MBA na USP, FGV e Fundação Dom Cabral.