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GoodTalents – Academia da Alta Performance Profissional

Curso de Prevenção e Gestão de Conflitos

Uma solução sob medida - Taylor Made - para sua Empresa.

Por que sua empresa deve investir em adquirir esta competência?

“Porque tem dinheiro na mesa que sua empresa não está aproveitando, acredite!”

Perdemos muita rentabilidade em projetos e nos negócios por não sabermos aproveitar as oportunidades que surgem dentro dos conflitos que ocorrem, tanto nos relacionamentos no ambiente interno como também nos relacionamentos com o ambiente externo das organizações.

Sua empresa deve aproveitar os conflitos para aumentar a rentabilidade em projetos e nos relacionamentos com clientes.

Esta competência deve ser construída, respeitando as especificidades de cada negócio, perfil de cliente e momento de mercado.

Prejuízos decorrentes de conflitos mal resolvidos

As organizações que não capacitam seus colaboradores em Prevenção e em Gestão de Conflitos incorrem seguramente em 3 tipos de prejuízos:

  • O primeiro é perda da confiança dos clientes e a degradação dos relacionamentos.
  • O segundo é a perda da cultura de colaboração, principalmente nas relações entre os departamentos, pois os conflitos que não resolvidos na ponta com os clientes são transferidos para o ambiente interno.
  • O terceiro é a perda da qualidade de vida por todos os profissionais da empresa, pela perda de energia que é consumida para suportar os conflitos existentes.

Os conflitos nas organizações estão aumentando:

As tensões provocadas pela instabilidade econômica e ameaças provocadas pela pandemia, geram insegurança e medo, gerando stress e a redução da produtividade.

O stress decorrente da não habilidade de lidar com conflitos é demonstrado pelo aumento constante de profissionais nos consultórios de Psicólogos, Psicanalistas e de Psiquiatras.

A depressão e ansiedade decorrente de conflitos destrói vidas.

Este curso tem como objetivo:

Capacitar profissionais, de forma direcionada a realidade de cada tipo de negócio, de maneira que possa atuar de maneira eficaz tanto nos conflitos internos como nos conflitos externos, mitigando assim perdas financeiras ou perda da eficácia operacional.

Ampliar as competências em “soft skills” principalmente de profissionais que trabalham em empresas que atuam nos setores de tecnologia ou engenharia, que precisam:

  • Aumentar o poder e a ascendência de seus profissionais dentro de cenários de turbulência;
  • Manter e/ou recuperar relacionamentos desgastados entre colaboradores e com os clientes;
  • Reconhecer novas oportunidades de negócio quando das crises de relacionamentos;
  • Preencher os novos espaços que são disponibilizados em momento de crise, onde os conflitos se potencializam;
  • Manter a saúde e o equilíbrio emocional de seus colaboradores nos momentos de tensão e de crises.

Temas que serão abordados:

  • As origens dos problemas de relacionamento;
    • Os instintos humanos naturais;
    • Aspectos emocionais envolvidos;
    • Aspectos culturais envolvidos;
    • Aspectos ambientais envolvidos;
    • Análise de cases específicos da empresa.
  • Tipos de conflito e o ciclo do conflito;
    • Conflitos nos relacionamentos pessoais;
    • Conflitos nos relacionamentos profissionais;
    • Análise de cases específicos da empresa.
  • Mitigando as causas que geram conflitos;
    • Conhecendo os diversos perfis de interlocutores;
    • Lidando com os diversos perfis de interlocutores;
    • Identificando os interesses, necessidades e desejos;
    • Auto-Diagnóstico como perfil do interlocutor;
    • A Regra de Ouro para conduzir reuniões e minimizar conflitos;
    • Análise de cases específicos da empresa.
  • Identificando os sabotadores mentais que potencializam os conflitos;
    • Conceitos da Inteligência Positiva;
    • Auto-Diagnóstico dos Sabotadores mentais;
    • Mitigando o alimento dos sabotadores mentais.
  • Metodologia para a Administração de conflitos.
    • 10 passos para a gestão de conflitos;
    • A evolução pessoal contínua nas habilidades para lidar com conflitos;
    • Análise de cases específicos da empresa.

Ao final deste programa, os participantes estarão aptos a:

  • Identificar de maneira eficaz as necessidades das contrapartes e assim assumir a liderança nos processos onde existam conflitos;
  • Identificar os perfis dos interlocutores, de forma a adequar o processo de comunicação de maneira eficaz;
  • Apresentar proposta de solução para conflitos, com base nas necessidades de seus interlocutores, de forma a preservar dentro do possível os interesses relevantes de todos e solidificar relacionamentos;
  • Identificar a origem dos conflitos, como eles surgem, os elementos que potencializam os conflitos;
  • Identificar os perfis dos interlocutores, e saber como lidar de maneira eficaz quando estes estão fora de suas condições psicológicas normais;
  • Saber como atuar em um cenário onde o conflito esteja estabelecido, e agindo de maneira a ajustar processo de forma que problema seja solucionado e que haja a preservação dos relacionamentos;
  • Fazer uma gestão eficaz das emoções de forma a conquistar credibilidade para conduzir uma situação de conflito.

Aulas on-line, ao vivo com interação

Observação

  • Este curso é oferecido na modalidade in-company.
  • Sempre, antes da aplicação deste programa, será feito um diagnóstico das necessidades do cliente, e o conteúdo será ajustado para atender a realidade do cenário do cliente.

Entre em contato para agendarmos um diagnóstico gratuito de sua empresa:

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