4 Dicas essenciais para ajudar você a proteger seu futuro profissional - e receba um bônus no final!
Esse artigo foi escrito para ajudar profissionais como você, que estão preocupados com seu futuro profissional.
Foi escrito para você que está buscando uma solução para sua carreira, está insatisfeito com a sua formação ou com o curso que está fazendo.
Nas próximas linhas vamos apresentar elementos para te ajudar a responder às perguntas que a maioria das pessoas tem feito nos dias de hoje:
“Como me adaptar para enfrentar esse mundo incerto e instável?”
“Como me qualificar melhor para atender às novas exigências das empresas com mais destaque no mercado?”
“Como me tornar mais útil profissionalmente nesse cenário?”
POR QUE ESSAS SÃO GRANDES PREOCUPAÇÕES DA MAIORIA DOS PROFISSIONAIS ATUALMENTE?
Não tem mais volta: hoje já temos tecnologia suficiente para substituir a metade dos postos de trabalho, e muitos profissionais que se formam hoje não terão mais utilidade em sua profissão num futuro próximo.
O fenômeno da mudança tecnológica, impulsionou o mercado para novas formas de relacionamento e por novos negócios, o que desencadeia uma série de ameaças para empresas e profissionais que estão no mercado e não sabem o que fazer em relação a isso.
Como consequência, muitos profissionais estão enfrentando dificuldades de recolocação profissional, e muitas empresas estão sem rumo em relação à sua utilidade junto ao mercado. E o grito que se ouve é: “Nossas Empresas e Nossas Carreiras e empregos estão ameaçados!”
Todos, Empresas e Profissionais, precisam se requalificar e dar um novo significado de sua utilidade para o mercado.
A NECESSIDADE DE MUDAR E A CAPACIDADE DE MUDAR
Quando se fala em mudanças se fala de inovação, e isto é algo que precisa ser desenvolvido, pelo simples fato de que ela não nasce espontaneamente, e nem tampouco fomos preparados para ela em nossa educação formal e profissional.
Os melhores inovadores são aqueles que além criar novas soluções com o foco nas novas necessidades do mercado, ajudam suas organizações a evoluírem para que possam entregar e manter as novas propostas inovadoras.
Este é o novo perfil que o mercado procura, o de ‘AGENTE DE MUDANÇAS”.
PROCURA-SE: INOVADORES E AGENTES DE MUDANÇA
Onde estão os profissionais que podem criar e inovar, que possam ajudar as empresas a manter a sua utilidade frente aos clientes, especialmente em tempos de crise?
E no seu caso, especificamente: será que a sua formação já lhe permite isto? Será que preparado adequadamente?
As empresas precisam atualmente de profissionais que:
A) Tenham a capacidade de ver as oportunidades onde a maioria das pessoas não vê e pessoas que promovam em suas empresas novas possibilidades de negócio, pois a grande maioria das empresas está perdendo a sua utilidade no mercado.
B) Sejam Inovadores que usem a tecnologia para reduzir custos operacionais e para levar mais benefícios aos seus cientes. Novos produtos, melhores serviços.
C) Sejam capazes de ajudar suas organizações a mudar, evoluir, inovar seus processos, principalmente os de relacionamento junto aos clientes.
Há uma oportunidade real no ambiente de negócios e você precisa se preparar para se beneficiar dela!
AS 4 DICAS PARA VOCÊ RETOMAR O CONTROLE DA SUA UTILIDADE COMO PROFISSIONAL
Aqui vão as 4 dicas que prometi, e que com certeza eliminarão essa sensação desconfortável que você deve estar sentindo:
1) Assuma o controle da sua carreira
Encarar a realidade do mercado e pilotar o processo de adequação de sua utilidade junto a ele são responsabilidades suas. Não espere que a empresa que você trabalha irá fazer isto por você.
Busque conhecer-se melhor, identifique seus potenciais ainda não desenvolvidos e cruze isto com as necessidades atuais do mercado. Daí poderão surgir reais oportunidades para o redirecionamento de sua carreira.
2) Adquira competências que sempre serão úteis, independentemente da evolução tecnológica
Algumas competências profissionais serão sempre úteis em qualquer que seja o nível de tecnologia em nossa sociedade estiver. São nelas que você precisa focar o seu desenvolvimento profissional.
3) Assuma uma postura de agente de mudanças
A única coisa que não mudará é que o mundo sempre estará em mudanças, e cada vez mais rápidas. As empresas estão procurando e valorizando planejam e pilotam as mudanças.
Posicione-se para ser um agente de mudanças! Esteja sempre do lado das soluções, e não do lado dos problemas. Aceite as mudanças como oportunidades para o desenvolvimento profissional.
4) Desenvolva suas competências para ser um agente de mudanças
Adquirir estas competências apenas pela leitura de livros, ou de treinamentos que apenas informam de forma teórica o que é um processo de mudanças, não é o suficiente.
Faça um curso de capacitação que possa lhe “imantar” de experiências já vivenciadas, de práticas já validadas onde e que o foco do mesmo seja o de uma “Formação de Agentes de Mudança”, e não apenas de informações do que seja um processo de mudança.
Nesse artigo abordamos de forma sucinta os elementos essenciais que te ajudarão como profissional e a se recolocar adequadamente no mercado.
Para te ajudar de forma mais específica, preparamos um checklist gratuito, que gerará um diagnóstico completo sobre a situação da sua carreira, que irá ajudá-lo a se posicionar dentro deste cenário.
Sucesso é o que lhe desejamos, mas se não se movimentar, tudo vai mudar e em breve você estará perdendo a sua utilidade.
Acesse aqui o seu diagnóstico profissional:
https://capacitacaoempresarial.com.br/diagnostico/profissional