Academia de Alta Performance Profissional
"Lapidar Talentos é nosso compromisso"

Como aproveitar os conflitos para aumentar a rentabilidade em projetos e nos relacionamentos com clientes

“Tem dinheiro na mesa, acredite!”

Perdemos muita rentabilidade em projetos e nos negócios por não sabermos aproveitar as oportunidades que surgem dentro dos conflitos que ocorrem, tanto nos relacionamentos no ambiente interno como também nos relacionamentos com o ambiente externo das organizações.

Atuei na área de TI por mais de 24 anos e vi muito disto acontecer. Hoje atuo como Especialista de Desenvolvimento Profissional, já há quase 20 anos, e presto serviços de consultoria junto as empresas no Desenvolvimento de Talentos e na Implantação de Programas de Gestão de Talentos.

A maioria dos gestores com quem tenho conversado relata problemas diversos que gostariam de superar, mas em quase todas as situações tenho identificado que a falta de habilidade da organização em prevenir ou administrar conflitos é uma das maiores causas que estão por detrás dos efeitos referenciados.

Tenho estudado o tema “CONFLITOS” sob várias perspectivas, e tenho verificado que este tema á muito relevante para todas as organizações, mas principalmente dentro das empresas que atuam com tecnologia ou projetos de engenharia.

Fato é que todas as mudanças que estão ocorrendo no mundo têm como protagonistas estas empresas, que estão causando mudanças profundas na nossa sociedade e para isto tem que se reinventar diariamente.

Neste cenário o conflito está sempre presente, tanto no ambiente interno como no ambiente externo.

Fato é que a maioria dos profissionais que atuam nestas empresas foram qualificados em conhecimentos técnicos, e muito poucos, digo uma minoria, tem qualificações em competências comportamentais.

Mas um fato agravante é que, nestas organizações, muitos técnicos são promovidos a funções de Gerência ou de Liderança sem a devida qualificação para este tipo de atividade.

Tem ainda uma outra agravante: muitos dos profissionais que estão no nível operacional, e que tem contato direto com os clientes, não foram capacitados para lidar com os conflitos diários que surgem.

Dentro deste cenário, temos 3 tipos de prejuízos:

  • O primeiro é perda da confiança dos clientes e a degradação dos relacionamentos. Se a receita desta operação for recorrente junto a estes clientes, o prejuízo pode ser muito grande quando se perde um cliente.
  • O segundo é a perda cultura de colaboração principalmente nas relações entre os departamentos, pois os conflitos que não resolvidos na ponta com os clientes são transferidos para o ambiente interno.
  • O terceiro é a perda da qualidade de vida por todos os profissionais da empresa, pois a energia consumida para suportar os conflitos permanentes, e para também lidar com os conflitos ocasionais, tira do profissional a condição de eficácia e, principalmente, a de criatividade, tão necessária para o sucesso do negócio das empresas de tecnologia e de engenharia.

Esta perda da qualidade de vida tem levado profissionais de empresas de tecnologia a adquirirem problemas psicológicos, tais como ansiedade, depressão, síndrome de burnout, dentre outras, impactando diretamente na sua disponibilidade para o trabalho e por vezes até a saída deste colaborador da empresa.

Nestas empresas, se perde muitos talentos por causa disto e que, ao saírem, causam grandes impactos.
Dito isto, como transformar todos estes conflitos em oportunidades?

Necessário e urgente se faz capacitar todos os profissionais destas empresas em competências comportamentais, principalmente na “PREVENÇÃO E NA GESTÃO DE CONFLITOS”, pois os benefícios são grandes e garantidos:

  • Primeiro: Todo o aumento de produtividade dos colaboradores terá influência direta no aumento da rentabilidade da operação.
  • Segundo: Todo conflito bem resolvido com um cliente fortalece o relacionamento e a manutenção da receita dele decorrente.
  • Terceiro: Um clima saudável na organização propicia uma “experiência agradável” para o colaborador, e isto influencia diretamente na manutenção dos principais talentos. Custa muito caro para uma empresa atrair e desenvolver um talento, e depois perdê-lo em função de um clima organizacional ácido.

Após anos vivenciando este cenário dentro de empresas, no mundo acadêmico e no atendimento a profissionais, resolvi reunir conhecimentos de psicanálise, inteligência emocional, técnicas de negociação e de coaching em um programa onde seja possível propiciar ao participante:

  • Reconhecer que seu trabalho pode não ser um sugador de energia psicológica e oferecer a ele elementos para evitar que isto aconteça.
  • Criar condições para sentir-se confortável trabalhando em situações delicadas e conflitantes que não demandam apenas de conhecimento técnico.
  • Condições para ser reconhecido como um ponto de solução dos problemas e que é respeitado por isto.
  • Condições para a conquista de uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho por conseguir evoluir de forma positiva os relacionamentos com seus pares e no relacionamento com clientes.
  • Competências comportamentais que o qualifiquem para a manutenção e/ou evolução profissional em cargos de liderança.

O investimento no desenvolvimento desta competência, nestas empresas, é uma condição necessária para e evolução de sua credibilidade e a manutenção de sua utilidade junto ao mercado.

Os retornos financeiros são de curtíssimo prazo, pois os conhecimentos poderão ser aplicados de imediato.

Necessário se faz que todos os gestores e líderes também façam este programa, pois estes deverão ser os mantenedores das práticas desta competência no dia a dia.

Visando atingir a eficácia na entrega deste programa, fazemos inicialmente um diagnóstico gratuito junto aos nossos clientes, de forma que a sua aplicação esteja 100% alinhada com a realidade do negócio.

Faça contato e agenda uma entrevista comigo, onde poderemos fazer um diagnóstico preliminar e estruturar o conteúdo mais adequado para o atendimento das necessidades de sua organização.

Tem dinheiro na mesa! Não o deixe escapar!

Sucesso é o que lhe desejo, sempre!

Inscreva-se no meu grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos

Rubens Borges
Rubens Borges

Empresário, Professor de Cursos de Pós-Graduação e MBA, Consultor e Coach Empresarial
Fundador da Íntegra Capacitação Empresarial

Compartilhe:

Você também pode se interessar por: