Academia de Alta Performance Profissional
"Lapidar Talentos é nosso compromisso"

Bullying é Crime. Cuide de seu filho e de seu patrimômio

Traumas infantis, decorrentes de bullying podem ter consequências graves no futuro de uma criança.

Nos consultórios de psicólogos e psicoterapeutas, chegam diariamente muitos adultos com traumas psicológicos que foram adquiridos na infância, sejam na escola, no convívio social, ou até dentro da própria família.

Precisamos cuidar dos pequenos, para que no futuro além de grandes seja fortes emocionalmente e psicologicamente.

A prática do bullying deve ser combatida não apenas com a repressão, mas também com a orientação, que pode ser a partir do ambiente familiar.

Seu filho precisa saber que poderá estar colocando em risco o patrimônio de sua família se houver um processo de responsabilidade civil por danos físicos ou morais que foram por ele praticados.

Veja a notícia que captei em um site do Colégio Nacional de Uberlândia:

“O bullying é considerado CRIME no Brasil desde novembro do ano passado.”

A juíza Soraya Brasileiro, da 10ª vara civil de Uberlândia, esteve no Colégio Nacional  em Uberlândia esclarecendo nossos alunos do Ensino Médio a respeito das implicações legais do bullying.

 De acordo com a juíza, para que uma ação seja considerada bullying basta que a vítima se sinta agredida física ou emocionalmente, seja uma ou repetidas vezes.

“Muitas vezes, a pessoa que sofre bullying não consegue expor que não gostou da ‘brincadeira’, mas é possível identificar muitas formas esse ‘não’; ele pode ser explícito ou tácito (subentendido)”, esclarece.

Soraya reforça que existem meios de comprovar tanto a agressão física quanto emocional. “Os indícios da agressão podem ser verificados em ambos os casos.

É possível pedir um exame de corpo delito para os casos de violência física, bem como um laudo psicológico para os casos de danos emocionais, por exemplo”, explica. 

Ainda segundo a juíza, uma vez identificado, o bullying  pode ser passível de uma sanção administrativa aplicada pela escola, em casos mais leves de bullying escolar, e chegar à pena de até três anos na cadeia em casos mais extremos, dentro ou fora da escola.

Como denunciar?

Se você é vítima de bullying ou conhece alguém que sofre com essa prática e deseja denunciar o caso, você pode procurar professores e coordenadores da sua escola e até mesmo comparecer à Promotoria da Infância e Juventude da sua cidade. 

“Proteja a sociedade e seu patrimônio, ensinando ao seu filho o respeito pelos outros, e mostrando o risco que a prática do bullyng traz para toda a família.”

Inscreva-se no meu grupo no Telegram para receber conteúdos exclusivos

Picture of Rubens Borges
Rubens Borges

Empresário, Professor de Cursos de Pós-Graduação e MBA, Consultor e Coach Empresarial
Fundador da Íntegra Capacitação Empresarial

Compartilhe:

Você também pode se interessar por: