A divergência de percepções, sempre leva ao conflito.
Quando ele surge, temos 2 opções. A primeira é a negação da opinião e da percepção do outro, buscando então impor a nossa razão.
A segunda é analisar a percepção do outro, a partir do ponto de vista dele.
Por que será que ele pensa assim? Por que será que ele vê as coisas deste modo?
O que ele tem na cabeça?
O que será então que leva as pessoas a verem de forma diferente os mesmos fatos?
Se eu tenho a razão 2, só vejo os números pares. 2,4,6,8,10…
Se o outro tem a razão 3, ele vê o que eu não vejo, mas temos alguns pontos em comum. 3,6,9,12,15…
Se eu descubro a razão dele, agora posso ver o mundo segundo as 2 razões. Aprendi, evoluí, cresci, aumentei a minha percepção.
Mas e então, já descobri tudo? Ou vou precisar de mais conflitos para continuar a evoluir?
Veja que com a razão 2 e 3 ainda não se chega ao 5, nem ao 7. Sempre tem mais…
Na vida profissional, quando as pessoas têm propósitos diferentes que inclusive podem conflitar também com os propósitos da organização, temos um campo muito fértil para o estabelecimento de conflitos.
Os profissionais que conquistam a “liderança natural” sempre são aqueles que agem de forma inteligente frente aos conflitos.
Buscam entender todas as razões limitadas de cada um e integrá-las em uma visão maior que circunda o fato e o vê de cima.
E você, como está atuando nos seus conflitos no seu ambiente profissional?
Tendo desgastes psicológicos e emocionais, ou aproveitando para aprender e a evoluir?
Saber evitar ou gerenciar conflitos é uma competência cada vez mais procurada pelas empresas.
Invista na incorporação esta competência, pois através da sua aplicação além de você ser valorizado, você também vai aprender muito.
Sucesso é o que lhe desejo, Sempre!!!